Alunos do Ifes Linhares protestam contra o contingenciamento de verbas

Vários estudantes com cartazes e apitos se manifestaram contra o corte de R$ 5,83 bilhões na Educação.

Alunos do Ifes Linhares protestam contra o contingenciamento de verbas
Assim como em várias regiões do País, no início da tarde dessa terça-feira (13), alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Linhares, e de outras duas escolas da cidade, fizeram uma manifestação na Rodovia BR-101, próximo ao "Trevo do Estadual”, para protestar contra o contingenciamento na Educação, proposto pela União. 

Vários estudantes com cartazes e apitos se manifestaram contra o corte de R$ 5,83 bilhões no setor, ou seja, cerca de 25% do que estavam previstos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. O ato foi acompanhado por militares do 12º Batalhão e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

A manifestação das escolas públicas foi organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) em pelo menos 79 cidades brasileiras de todas as 27 unidades da Federação. O ato foi o 3º protesto nacional da entidade neste ano. 

Dentre as demandas das manifestações estavam a revogação do contingenciamento no orçamento das despesas discricionárias das universidades e institutos federais, cujo Decreto nº 9.741 fora publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 29 de março de 2019. A série de mobilizações foi apelidada de "Tsunami da Educação”.

Fonte: Jornal Correio do Estado





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA