Alunos de Rio Bananal participam de projeto sustentável

O objetivo é trabalhar a conscientização dos alunos do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agronegócios.

Alunos de Rio Bananal participam de projeto sustentável
Sustentabilidade e meio ambiente são as temáticas do projeto "Ideias Sustentáveis”, que está sendo realizado na Escola Estadual Bananal, localizada em Rio Bananal. O objetivo é trabalhar a conscientização dos alunos do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Agronegócios.

A primeira ação contou com uma blitz ambiental, onde foram distribuídos folderes para conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação das nascentes e distribuídas cerca de 400 mudas de árvores nativas. O evento foi uma parceria da Escola com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Militar.

Na segunda ação, foi feito um trabalho interdisciplinar com os alunos da 2ª série. Eles receberam o desafio de criar um plano de negócio, utilizando resíduos sólidos. Para isso, eles produziram rosquinhas com semente de abóbora, iogurte de café, artesanato com caixas de leite, sucos com sobras de talos de couve e bolo com casca de beterraba. Os trabalhos foram apresentados para os pais e professores, que degustaram os alimentos produzidos.

Na terceira ação, os alunos precisavam criar alternativas para solucionar os problemas da seca e falta de água no Brasil. Foram realizados três projetos bastante criativos: sistema de biofiltro para recuperação da água utilizada em hortas, jardim suspenso com garrafa PET e o sistema de captação da água da chuva para regar as plantas do jardim suspenso. Os alunos, na quarta ação, desenvolveram brinquedos com materiais recicláveis, como tabuleiro de dama com papelão, cata-vento com sobras de EVA e petecas com sobras de retalhos. 

De acordo com a coordenadora do curso técnico, Catiene de Oliveira, as próximas etapas serão realizadas no decorrer do ano. "Os alunos estão adorando participar. Pretendemos continuar com essas atividades para que o rendimento melhore e o interesse pelas aulas aumente”, contou.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA