Alunos de escolas de Bebedouro realizam caminhada de conscientização sobre a dengue

Centenas de crianças foram às ruas alertar a população sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.

Alunos de escolas de Bebedouro realizam caminhada de conscientização sobre a dengue
Nesta segunda-feira (18), centenas de crianças de duas escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental do distrito de Bebedouro, no interior do Município, percorreram as ruas para conscientizar a população sobre a importância do combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zica vírus. De acordo com levantamento da Vigilância de Saúde da Prefeitura, Bebedouro está entre as localidades com maior número de notificações e casos confirmados de dengue.

A atividade, que trocou a sala pelas ruas do distrito, foi um projeto coletivo pensado por diversos atores que atuam na região, considerada uma das que mais registraram casos notificados e confirmados do vírus da dengue em Linhares. O processo envolveu as equipes pedagógicas e professores do Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Leodovico Donatelli -, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental - EMEF Eliana Corrêa Pinafo - além dos agentes de saúde que atuam em ações de prevenção da doença na localidade e dos colaboradores da unidade de saúde local.

O tema foi uma demanda trazida pelos próprios alunos, que começaram a solicitar mais informações a partir daquilo que ouviam dos pais. As escolas passaram então a fazer atividades lúdicas envolvendo a temática, como elaboração de desenhos, contação de histórias, entre outros. "É importante que os nossos alunos participem, para que tenham consciência dos perigos da dengue e ajudem a divulgar as formas de combate ao mosquito transmissor. Unimos a ação com os alunos e os agentes de saúde para que juntos tenhamos uma mobilização e uma conscientização maior dos moradores da região", explicou a diretora do Ceim Leodovico Donatelli, Keyla Duarte Ferreira.

A diretora da EMEF Eliana Corrêa Pinafo, Josiane Nunes P. Casoti ressaltou o fato de Bebedouro constar entre as localidades com maior incidência da doença, é como é essencial o trabalho de conscientização que já ocorre dentro da sala de aula. "Nós acreditamos que as crianças conseguem, de maneira muito especial, levar para as famílias e para toda a comunidade o que o mosquito representa e, por isso, é importante a atuação delas no combate às doenças transmitidas por ele."

Para Dóris Schimidt Corona, superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura, as crianças devem ser ensinadas a eliminar os criadouros do mosquito e, dessa forma, auxiliar na erradicação de doenças provocadas por ele. "Com esse tipo de ação promovemos o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativa e contribuímos de forma efetiva para o combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, o que é fundamental para prevenir a proliferação de possíveis criadouros e educar as crianças sobre a importância desse cuidado".

Alerta
Com aumento no número de casos suspeitos na cidade e região, a Prefeitura de Linhares continua alertando toda a população para manter as residências limpas e secas para que o mosquito não se crie. É preciso ficar atento com vasos de plantas, pneus velhos, garrafas, caixas de água abertas para que não se transformem em um criadouro do Aedes Aaegypti.

Ainda, é necessário prestar atenção aos sintomas da doença: febre alta, dor de cabeça, dor nos músculos, manchas avermelhadas pelo corpo e falta de apetite. Caso algum deles se apresente, é preciso procurar um médico imediatamente.

Também é preciso receber bem os agentes da dengue para que eles possam desenvolver o trabalho da melhor maneira possível.

Dengue - A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes Aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.

Sintomas - Dor de cabeça; Dor nos olhos; Febre alta (muitas vezes passando de 40 graus); Dor nos músculos e nas juntas; Manchas avermelhadas por todo o corpo; Falta de apetite; Fraqueza; Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

Tratamento - A pessoa com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação do médico. A pessoa não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como, por exemplo, a aspirina e o AAS.

Combate - A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Ou seja: não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como garrafas, pneus, bacias, pratos de vasos de plantas, entre outros.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA