Alunos de escolas da Prefeitura se preparam para a Olímpia da Língua Portuguesa

Nas oficinas, os professores têm explorado o tema da competição “O lugar onde vivo”, buscando as características da história do município e desenvolvendo os gêneros textuais diversos como poesia, memórias, crônicas, dentre outros

Alunos de escolas da Prefeitura se preparam para a Olímpia da Língua Portuguesa
Os alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da Prefeitura de Linhares que vão participar da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa já estão na fase de produção de textos. Nas oficinas, os professores têm explorado o tema da competição "O lugar onde vivo”, buscando as características da história do município e desenvolvendo os gêneros textuais diversos como poesia, memórias, crônicas, dentre outros. Esta etapa segue até o dia 9 de agosto.

Nas oficinas, os professores contam com o apoio da Coleção da Olimpíada/Cadernos Virtuais e são baseadas nas formações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação. A coordenadora municipal da Olimpíada, Alcenira Nogueira, explicou que as oficinas estão sendo um sucesso e a receptividade dos alunos tem sido significativa. 

"É muito importante a participação dos nossos alunos nessa olimpíada que se dá no contexto do ambiente em que eles vivem. As reflexões despertam a cidadania, a valorização do espaço, a curiosidade por conhecer a história da cidade, contribuindo assim para formar cidadãos com mais amor ao município e respeito ao meio ambiente. O aspecto democrático, juntando a criatividade e os gêneros textuais, desperta o conhecimento em todos os sentidos, porque quem conhece valoriza”, disse a coordenadora.

Entre os dias 12 e 19 de agosto os diretores vão organizar as Comissões Julgadoras Escolares e enviar as produções que representarão as escolas na olimpíada. Em seguida, de 22 de agosto a 9 de setembro, a Secretaria de Educação de Linhares organizará as Comissões Julgadoras Municipais e enviar as produções que representarão o município na etapa estadual, onde serão selecionados 569 alunos. Os 28 alunos e professores premiados no país serão revelados no dia 9 de dezembro.

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e integra as ações desenvolvidos pelo Programa Escrevendo o Futuro.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA