Alunos da rede municipal representam Linhares na Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa

Os estudantes agora seguem para a fase estadual da competição.

Alunos da rede municipal representam Linhares na Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa
Linhares tem tudo para fazer bonito e provar que está em dia com a Língua Portugesa. Foram definidos os representantes da cidade na fase estadual da Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa. São textos de quatro estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Marília de Rezende Scarton Coutinho, Samuel Batista Cruiz – o Caic -, e Jerônimo Monteiro. Outros quatro estudantes da rede estadual integram a comitiva linharense na competição.

A olimpíada é dividida em 5 etapas: 1ª Etapa Escolar, 2ª Etapa Municipal, 3ª Etapa Estadual, 4ª Regional e 5ª Etapa Nacional. O resultado da etapa estadual sai agora, no próximo mês de outubro. Para chegar aos quatro textos finalistas uma comissão composta por educadores da rede municipal de ensino avaliaram um total de 78 textos.

Os textos escolhidos foram: "Linhares, cidade querida", da aluna Marya Clara Ribeiro Morais; "O cheiro da minha infância", da aluna Eduarda Santos Lima, ambas da EMEF Marília de Rezende; "Linda Cidade", da aluna Lorrayne Silva Miranda, da EMEF Samuel Batista Cruz e; "Linhares, meu paraíso", da aluna Agelaynee Falcão Pego, da EMEF Jerônimo Monteiro. 

Inspiração na família e nos livros

Os alunos utilizaram diversas fontes de inspiração para produzirem os conteúdos. Desde histórias e incentivos da família até a leitura dos autores preferidos dos alunos.  A estudante Eduarda Santos Lima, que cursa o 8º ano na EMEF Marília de Rezende Scarton Coutinho, conversou com o avô para escrever suas memórias.  "Conversei com ele e acabei fazendo uma homenagem cheia de sentimento e carinho", contou Eduarda.

Já Marya Klara Ribeiro Morais, que cursa o 5º ano e escreveu o poema "Linhares, cidade querida", e é leitora assídua de poesias, contou que sua mãe e a amiga, a escritora Arlene Campos, sempre a incentivaram na literatura, o que colaborou na escrita.  "Minha mãe e minha amiga Arlene me ajudaram muito. Hoje vou juntando uma frase aqui outra ali, e quando percebo, tenho um poema pronto", contou Marya, com naturalidade.

O sucesso de Marya com as palavras não é acaso. A pequena poetisa se dedica e é uma excelente observadora. "Ela desenvolveu as temáticas com muita facilidade e é muito observadora, além de passar o dia declamando poemas para os amigos na escola", finalizou a professora Cintia de Oliveira Largura.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA