Alerta para chuva forte, raios e vendaval em Linhares e outras 70 cidades do ES

Inpe alertou para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas em quase todo o Estado. Previsão do tempo indica que semana deve começar com chuva

Alerta para chuva forte, raios e vendaval em Linhares e outras 70 cidades do ES
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu neste domingo (01) um alerta de atenção para chuva intensa com tempestade de raios e vendaval para 71 municípios de todas as regiões do Espírito Santo. 

O aviso de atenção é válido até hoje, segunda (02). Ele é emitido quando há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Nesses casos, o Inpe orienta que os moradores desses municípios acompanhem com mais frequência as atualizações da previsão do tempo e sigam as recomendações da Defesa Civil.

Perigo Potencial

Outro alerta climático para o Espírito Santo foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso de chuvas intensas teve início às 18h de domingo e dura até o meio-dia de segunda (2). 

Segundo o Instituto, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia para o Estado, além de ventos intensos (40-60 km/h). O aviso do INMET é válido para 42 municípios das regiões Serrana Capixaba, Metropolitana, Litoral Sul Capixaba, Central Sul/Caparaó Capixaba e Centro-Oeste Capixaba.

Em caso de rajadas de vento, o INMET orienta que os moradores não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado que se evite usar aparelhos elétricos ligados à tomada.

Fonte: A Gazeta





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA