Agentes de saúde fazem passeata e pedem efetivação de cargos e projetos de benefícios à categoria

Além disso, os profissionais querem antecipar uma reunião com o secretário de saúde, Arikerne Tonini, agendada para o dia 18 de setembro.

Agentes de saúde fazem passeata e pedem efetivação de cargos e projetos de benefícios à categoria
Os agentes de saúde da Prefeitura de Linhares realizaram na manhã desta sexta-feira (29) uma manifestação pelas principais ruas do centro da cidade. A concentração foi na Praça Nestor Gomes de onde seguiram até a sede da secretaria municipal de Saúde, no bairro Colina. O motivo do manifesto pacífico foi reivindicar ao prefeito Nozinho Corrêa (PDT) o caráter emergencial de três projetos que beneficiam a categoria e que estão em negociação desde 2013. 

Os projetos tratam da efetivação dos cargos de agentes de saúde e de combate a endemias – que atualmente são tratados como contratados -, além dos programas de qualidade e produtividade que recebem contrapartida de verba do Governo Federal. O projeto que concede benefícios aos servidores por produtividade abrange além dos agentes, os enfermeiros e técnicos de enfermagem. Outra reivindicação dos profissionais é a melhoria nas condições de trabalho nos respectivos departamentos.

De acordo com a coordenadora da regional Norte 2 do Sindisaudeprev, Geiza Pinheiro, a solicitação é que o prefeito envie em caráter de urgência os três projetos para votação na Câmara Municipal. A data prevista era o dia 18 de setembro, mas, a categoria pede que os vereadores votem os projetos no próximo dia 08 de setembro. "Estamos em negociação desde o ano passado e entendemos que não há motivos para se prorrogar tanto o prazo para a efetivação dos projetos”, reforça Geiza.

Arikerne Tonini não estava na Secretaria

O documento que solicita a antecipação da votação e reinício das negociações sobre o assunto seria entregue ao secretário de Saúde, Arikerne Tonini. Mas, Geiza Pinheiro foi informada pela secretária de Tonini que o mesmo estava em reunião de trabalho fora dali. Mesmo assim, o documento foi protocolado e entregue.

O que diz a Prefeitura

Por meio de Nota a Prefeitura de Linhares se posicionou sobre a manifestação. Disse que a Secretaria Municipal de Saúde estabelece um diálogo com a categoria há algum tempo, e que há uma reunião marcada entre a prefeitura e o sindicato para o dia 18 de setembro. 

Mas, que nesta sexta-feira (29), os representantes do sindicato solicitaram antecipação da data. "A Secretaria de Saúde atenderá a solicitação da categoria. Nesta manhã, o secretário de Saúde cumpria agenda fora da secretaria”, encerra a Nota.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA