Agência bancária Mercantil do Brasil fecha as portas em Linhares e demite funcionários

As operações do Banco Mercantil do Brasil serão encerradas no próximo dia 27 de agosto; contas serão encerradas ou transferidas para Vitória.

Agência bancária Mercantil do Brasil fecha as portas em Linhares e demite funcionários

Uma das agências bancárias mais antigas de Linhares vai fechar as portas definitivamente no próximo dia 27 de agosto. O Banco Mercantil do Brasil, localizado na Avenida Governador Lindenberg, funciona apenas para o encerramento das contas ou a transferência para a agência de Vitória. Com isto, três funcionários foram demitidos – uma não pôde devido á licença maternidade – e outros dois receberam proposta para atuar em outras agências ainda não definidas.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES), João Bosco Teixeira, o ocorrido aumenta os índices de desemprego na categoria bancária e gera insegurança para trabalhadores de outras agências, como a de Vitória, que agora é a única Mercantil do Brasil do Espírito Santo. Ainda, conforme Teixeira, nem todas as pessoas que receberam proposta para transferência poderão aceita-la, o que aumenta o número de desempregados. "A transferência altera muito o cotidiano das pessoas não somente dos trabalhadores, mas também das pessoas com quem convivem. Alguns têm vida estabilizada em Linhares, não podem deixar a família, por exemplo, para vir para Vitória”, disse.

De acordo com a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Fetraf-RJ/ES), até o momento, o Mercantil do Brasil não se pronunciou sobre os motivos reais que levaram a instituição bancária a encerrar as atividades em Linhares, porém, alega que se trata de uma estratégia do banco.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA