Aberto o período de empregos temporários no comércio

Lojistas reforçam seus quadros de colaboradores para atender as demandas do Natal. Comércio capixaba espera faturar R$ 52 milhões com a data

Aberto o período de empregos temporários no comércio
Com a proximidade da melhor data de faturamento do comércio – o Natal –, tem início, neste mês de novembro, a temporada de contratações de funcionários temporários. O efetivo extra chega para atender as demandas do período de festas, que costumam ter um incremento considerável. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), as vendas natalinas devem ter alta de 1,8% neste ano, na comparação com o mesmo período em 2017 – quando houve retração de 2,3% nos resultados. No geral, a expectativa é faturar R$ 52 milhões. 

De olho nesta cifra, diversos lojistas da região norte capixaba já iniciaram os processos de recrutamento, seleção e contratação de candidatos. Gerente de uma loja de moda feminina plus size, localizada em Linhares, Wesley Zava diz que contratou cinco temporários, sendo quatro vendedores e um caixa. Por lá, a expectativa de crescimento nas vendas é ainda mais otimista – 10%. Questionado sobre os quesitos avaliados nos candidatos, Wesley revela que nem sempre é preciso ter experiência. "Também levei em conta a força de vontade, o entusiasmo e a boa comunicação”, conta o gerente. 

Ele lembra que o emprego temporário pode ser porta de entrada para o emprego efetivo. Por isso, quem está à procura de uma chance no mercado deve aproveitar o período favorável de contratações, pois ainda há vagas abertas. Proprietária de lojas do setor de moda, Kely Aliny Neves vai contratar dois vendedores temporários para a unidade de Linhares e quatro para a de Aracruz. "Os currículos devem ser entregues até esta sextafeira (9). Contrataremos a partir do dia 15 deste mês”, revela. 

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, estima que cerca de 3 mil vagas temporárias serão abertas no comércio de todo o Estado, considerando o último trimestre do ano, e 2 mil no setor de serviços, atividade muito demandada nesta época de fim de ano, especialmente no turismo. "Desse resultado, é esperado que 20% dos ocupantes das vagas temporárias possam ser efetivados para o ano que vem”, completa.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA