Secretário Bolota afirma: grama sintética de campo do Interlagos sem manutenção há quase 2 anos

A Prefeitura disse que pregão para contratação de empresa será no dia 24 deste mês

Secretário Bolota afirma: grama sintética de campo do Interlagos sem manutenção há quase 2 anos
O Estádio do São Paulo Apóstolo foi entregue aos moradores do bairro Interlagos e região no dia 07 de outubro de 2012. Entre as novidades do novo espaço para a comunidade estava o campo de grama sintética. Quase dois se passaram desde a sua inauguração e até hoje nenhuma manutenção foi realizada no local de acordo com moradores que utilizam o campo. Sem manutenção, os problemas começaram a aparecer. Entre eles, lesões em jogadores devido a superfície escorregadia. A Prefeitura confirma que nenhuma manutenção foi realizada no São Paulo Apóstolo desde a sua inauguração.

Lesões em Jogadores

Entre os lesionados está o encanador industrial Thairone Aguiar Rodrigues, de 28 anos, que na semana passada fraturou o tornozelo porque escorregou e precisou interromper a tradicional pelada com os amigos até se recuperar. "Estamos jogando num campo de sabão. Nunca vimos uma equipe da Secretaria de Esporte aqui para fazer qualquer vistoria ou manutenção”, disse. E ele dispara: "se o campo não está bom para receber os atletas que coloquem um cadeado e interditem. Tem escolinhas de futebol para crianças aqui, o pior pode acontecer”, criticou.

Esta semana foi a vez de outro jogador se machucar. Na tradicional pelada das quintas-feiras o Corpo de Bombeiros precisou ser acionado para atender o atleta e encaminhá-lo ao Hospital Geral de Linhares onde ficou constatada uma fratura na clavícula. O jogador de pré-nome Clayton foi consultado e liberado posteriormente.

Equipe de transição orientou Secretário Bolota

Na transição de gestão, o então secretário de Esporte e Lazer, Jair Reali, se reuniu com a equipe do futuro secretário Bolota Gama, e explicou com detalhes todas as orientações e especificidades técnicas para a manutenção da grama sintética do estádio "São Paulo Apóstolo”. Ela deveria ser feita de 4 em 4 meses para que seu tempo de vida não fosse prejudicado.

Empresa que instalou a grama visitou o Secretário Bolota diversas vezes

Quem instalou a grama sintética do Estádio São Paulo Apóstolo foi a Viltac Engenharia. Ela é a única empresa do Espírito Santo apta a realizar a manutenção em campos de futebol que usam a superfície sintética. Um dos gestores da empresa, Edmar Vieira de Jesus, conversou com a nossa reportagem e garantiu que por inúmeras vezes visitou o secretário de Esporte e Lazer, Bolota Gama, para explicar a necessidade da manutenção. Não teve retorno em nenhuma das ocasiões.
 
Edmar disse que a grama sintética necessita de cuidados especiais porque o seu mau uso e a falta de manutenção diminuem em 50% o seu tempo de vida. Ele explicou que as borrachas utilizadas para prender os fios de grama se soltam com o decorrer do uso. O normal é que este fio seja visível na superfície em torno de 3 a 4 milímetros. Hoje, no São Paulo Apóstolo, eles atingem a altura de 15 a 20 milímetros.
 
"É uma superfície frágil e que necessita de cuidados especiais, por isso a necessidade de manutenção a cada 4 meses. Na manutenção são trocadas as borrachas e outros itens, além da reposição de areia em alguns casos”, sublinhou. Na ausência destes cuidados o campo torna-se escorregadio com a sensação de se jogar num campo de sabão.

O que diz a Prefeitura de Linhares
 
A Prefeitura de Linhares confirmou que nenhuma manutenção foi feita no local desde a sua inauguração. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Bolota Gama, uma empresa ainda será contratada para realizar a manutenção do campo de grama sintética do Estádio do São Paulo Apóstolo. O pregão para contratação desta empresa está marcado para o próximo dia 24. "A Prefeitura vai contratar uma empresa especializada em prestação de serviço e manutenção preventiva e corretiva de quadras poliesportivas, campos de futebol de grama sintética, complexos esportivos e praças saudáveis”, finalizou.
 
Empresa recebe R$ 487 mil para manutenção. São Paulo Apóstolo está de fora
 
A Prefeitura de Linhares contratou a empresa Multiface Serviços para realizar a manutenção dos campos de futebol administrados pela municipalidade. O Estádio do São Paulo Apóstolo está fora deste pacote. De acordo com o secretário Bolota a contratação está baseada na seguinte justificativa: "a demanda pelos campos de futebol em Linhares é grande por causa da quantidade de campeonatos disputados no município, uso da comunidade e para treinos das escolinhas de futebol, ocasionando um desgaste maior dos gramados e um tempo menor de recuperação”. O valor do contrato da Multiface Serviços é de R$ 487 mil, tem vigência de 12 meses e foi iniciado no dia 11 de abril. No contrato está prevista a manutenção de 17 campos de futebol.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA