Quebrados e até com pregos expostos brinquedos da 22 de Agosto levam risco para as crianças; vídeo

A maioria dos brinquedos da praça está danificada; alguns com até com pregos expostos.

Quebrados e até com pregos expostos brinquedos da 22 de Agosto levam risco para as crianças; vídeo
Um dos principais cartões postais de Linhares, a Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, no centro, já foi motivo de orgulho dos moradores. O parquinho de lazer das crianças, por exemplo, tinha brinquedos funcionando. Hoje, o cenário é de abandono. E de perigo. Até pregos expostos foram flagrados pela equipe de reportagem do Site de Linhares que esteve no local na manhã de hoje. 

No parquinho infantil, os balanços estão com os bancos quebrados, um dos carrosséis está com a estrutura totalmente solta, as gangorras estão sem as barras de proteção e os cavalinhos, também, danificados e sem nenhuma condição de uso. As redes de proteção de uma das estruturas de madeira estão destruídas e o assoalho se uma das lâminas de madeira. Ali, a criançada que costuma frequentar o local, hoje, só tem a areia como opção de diversão.

Nós procuramos a Prefeitura de Linhares para saber se há uma previsão para a manutenção dos brinquedos. Por meio de Nota, a administração Nozinho Correa garantiu que "os brinquedos danificados serão retiradas da praça ainda hoje para manutenção”. Nós vamos continuar acompanhando esta situação. As fotos e vídeo são do Site de Linhares.
 
A Praça
 
Após anos de abandono, a praça mais tradicional de Linhares, a 22 de Agosto, foi devolvida à população totalmente remodelada em abril de 2011 na gestão do então prefeito Guerino Zanon (PMDB). A nova área resgatou aspectos históricos e esbanja modernidade, com ciclovia e academia de ginástica a céu aberto. 

A principal novidade da nova praça ficou por conta de uma biblioteca com um acervo de 23 mil livros. O espaço conta com sala de informática, sala para crianças, sala de projeção audiovisual e ambiente climatizado. A praça também ganhou duas quadras para a prática de esportes como vôlei, handbol, basquete e futsal, além de outra exclusiva para tênis, com piso rápido, todas dotadas de arquibancadas. Também estão disponíveis para a população, pista para caminhada, playground e espaço para jogos de mesa, como dominó, dama e baralho. 

As áreas verdes e o lago, resgatam aspectos da velha praça e três esculturas, lembrando um índio, um homem branco e um negro, homenageiam as três raças que estiverem presentes no processo histórico de colonização. D. Pedro I, que em 1860 visitou a cidade linharense, tendo marcado presença, inclusive, no local da praça, ganhou um busto, e uma cruz homenageia os 500 anos do Brasil.

A praça conta ainda com acesso gratuito à internet. O espaço também tem uma concha acústica com 900 metros quadrados para apresentação de shows e outros eventos. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA