Prefeitura instala Praia Acessível na Lagoa Nova e promove lazer inclusivo à população de Linhares

O projeto inédito no município, oferece condições de lazer para idosos com limitações de mobilidade e deficientes.

Prefeitura instala Praia Acessível na Lagoa Nova e promove lazer inclusivo à população de Linhares
Na manhã deste sábado (17), a Prefeitura de Linhares instalou na Lagoa Nova, o Praia Acessível, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Inicialmente a ação foi realizada na praia de Pontal de Ipiranga e permanecerá na Lagoa Nova até o final do mês de março, todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 9h às 15 horas. Neste primeiro dia de atividade os assistidos pelo Asilo dos Idosos Abrigo de Luz e Lar da Fraternidade visitaram o local, além da comunidade em geral.

Inédito em Linhares, o Praia Acessível dispõe de equipamentos e profissionais que promovem o acesso de pessoas idosas com limitações de mobilidade e deficientes às areias e ao banho de lagoa/mar. Para Carlos Magno Souza Soares, cadeirante, a iniciativa é de grande importância e promoveu um momento único para ele. "Eu já fui até outro município para usar a cadeira flutuante do Praia Acessível e quando eu fiquei sabendo que temos agora em Linhares, eu fiquei muito feliz e vou tomar meu banho de lagoa já”, declarou eufórico, o morador do bairro Nova Esperança, que frequentava o projeto na cidade de Vila Velha.

Assistentes sociais, psicólogos e professores de Educação Física, além de guarda-vidas, estarão à disposição, auxiliando e orientando as pessoas para um lazer seguro. A cadeira anfíbia, equipamento principal projeto, é especial, não afunda na areia, é flutuante e sua altura permite que a pessoa que a utilize sinta a água. "Estaremos aqui à disposição dos cidadãos linharenses que se encaixem no perfil de atendimento, oportunizando momentos de lazer inclusivo, que o principal objetivo do Praia Acessível”, declarou o secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva.
 
O Praia Acessível também disponibiliza oportunidade para voluntários participarem colaborando com a equipe multidisciplinar que é fixa. Basta procurar a tenda montada na Lagoa Nova, durante o horário de funcionamento e preencher uma ficha. Vale lembrar que a ação é para todos os cidadãos que se encaixem no perfil de atendimento e gratuito.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA