Linhares terá escolinha gratuita de Anderson Varejão para revelar talentos do basquete

O anúncio foi feito durante a visita dos irmãos do jogador Ângelo e Sandro França Varejão ao gabinete do prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Linhares terá escolinha gratuita de Anderson Varejão para revelar talentos do basquete
Uma das estrelas da NBA e da seleção brasileira de basquete, o capixaba Anderson Varejão, que atuou no Golden State Warriors, e atualmente defende o time do Flamengo terá em Linhares uma unidade do "Ídolo Social" que promete descobrir talentos da modalidade. As inscrições para a escolinha gratuita de basquete para a garotada do Município começam no próximo dia 6 de agosto. O anúncio foi feito pelo prefeito Guerino Zanon, em seu gabinete, durante a assinatura da parceria entre o Instituto Anderson Varejão e a secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. 

O projeto oferecerá aulas de basquete gratuitamente para crianças e adolescentes entre 8 e 15 anos e visa trabalhar a formação de cidadania e despertar o interesse dos jovens pela modalidade. A expectativa dos representantes é de atender um total de 200 crianças. As aulas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo "Idemar Unêda", no bairro Shell, que possui as medidas oficiais da modalidade. Cada turma contará com um técnico de basquete e um profissional de educação física para a realização das atividades. Para participar, será preciso estar devidamente matriculado no ensino público estadual ou municipal. As aulas acontecerão no contraturno escolar.

Inscrições e Aulas
As inscrições começam no próximo dia 6 de agosto no ginásio do bairro Shell. É necessário levar cópias do documento de identidade, CPF, certidão de nascimento e declaração de matrícula escolar e atestado médico do aluno. Os pais ou responsáveis deverão levar as cópias do documento de identidade e CPF. As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira em dois turnos pela manhã: das 8 às 9h30min e das 9h30min às 11 horas; e à tarde: das 14 às 15h30min e das 15h30min às 17 horas.

Cidadania
"O intuito maior do projeto é oferecer as crianças e jovens linharenses participantes, através da prática esportiva regular, a formação do espírito da cidadania, da ética, da moral e melhora da qualidade de vida, além de conscientizar os alunos sobre os valores fundamentais, como coletividade, espírito esportivo, importância da família e de uma vida saudável", disse o prefeito de Linhares Guerino Zanon. 

Ele destacou os investimentos realizados em equipamentos públicos durante as suas gestões que promovem o estímulo a prática esportiva e a interação com as comunidades. "Somente no nosso último mandato construímos 18 estádios de futebol, além de 32 ginásios poliesportivos espalhados entre a sede o interior do município. Iniciamos a gestão com a revitalização e reforma de vários deles para que as comunidades possam ter espaços adequados para a convivência familiar e interação", pontuou.

Para João Marcelo Leite, presidente do Instituto Anderson Varejão, as crianças vão ter a oportunidade de participar de uma atividade organizada e que tem como objetivo a formação de pessoas de bem e de cidadãos ?É um sonho do Anderson poder devolver as oportunidades que ele teve dentro do esporte, e nada melhor do que essa forma, expandindo o projeto para outras cidades fora da Grande Vitória como aqui em Linhares. Estamos felizes em concretizar esse sonho?, falou.

"O Instituto Varejão cumpre um papel importante no fomento esportivo. Ações como essas devem ser apoiadas e incentivadas. É um grande projeto apoiado pela Prefeitura", disse o sceretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador.

Participaram do encontro os irmãos do jogador, Ângelo e Sandro França Varejão, o presidente do Instituto Anderson Varejão, João Marcelo Leite, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador, de Agricultura Franco Fiorot, de Obras João Cléber Bianchi, o Diretor do Esportes Roque Chile e o assessor Josedy Félix, o Bombom.

Anderson Varejão
Com o basquete, o ala/pivô Anderson Varejão conseguiu atingir o ápice de sua carreira ao se tornar referência na seleção brasileira do técnico Rubén Magnano e se consolidar como jogador na principal liga de basquete do mundo: a NBA. Antes de alcançar esse patamar na modalidade, começou a dar seus primeiros arremessos na equipe do Saldanha da Gama.

Com a ida do irmão Sandro Varejão ao time profissional do Franca-SP, o 'pequeno' Varejão passou a integrar a categoria de base do clube paulista, em 1998. O talento promissor levou o jovem de apenas 18 anos ao time adulto. O sucesso meteórico de Anderson despertou o interesse dos times europeus. Com 19 anos, o atleta foi para a Espanha para atuar pelo Barcelona. Em 2004, chegou a NBA para fazer parte do Orlando Magic, mas se transferiu para o Cleveland Cavaliers na mesma temporada e em seguida assinou contrato com o Golden State Warriors. Atualmente defende o time do Flamengo.

Apoio do irmão
Quem também está à frente do 'Ídolo Social' é o ex-pivô Sandro Varejão, irmão mais velho de Anderson. Trabalhando nos bastidores, o ídolo do Saldanha, de Franca e do Vasco vê o projeto como uma oportunidade das crianças ingressarem no esporte e se afastarem dos perigos das ruas.

"Mesmo na época que eu joguei, sempre houve uma carência enorme em todos os esportes tanto no Espírito Santo quanto no Brasil. Agora estou ajudando ao meu irmão (Anderson) a maximinizar e pontecializar esses garotos, para que eles desenvolvam uma aptidão pelo esporte. É imensurável essa oportunidade especial que estou tendo nesse projeto", finalizou.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA