Linharense do parajiu-jitsu se prepara para competir nos EUA

Rafael Salgadu embarca na próxima semana para Los Angeles, onde participa de uma seletiva visando o campeonato mundial

Linharense do parajiu-jitsu se prepara para competir nos EUA
Conhecido por sua história de superação e recentes conquistas no esporte, o linharense do parajiu-jitsu Rafael Salgadu (o Rafael Simonelli) embarca na próxima terça-feira (18) para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde participa de uma seletiva para o campeonato mundial, a ser disputado em abril de 2019, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Ele compete na categoria O, voltada para pessoas com dificuldades de locomoção. 

Rafael, que neste ano foi vice-campeão mundial, conta que está se preparando com foco para o próximo desafio, apesar das limitações: "Encarei uma maratona de dois treinos diários até o começo da semana, mas precisei diminuir o ritmo por conta de um incômodo nos pés”, revela. O atleta é portador de esclerose múltipla, uma enfermidade autoimune e que não tem cura. Ele recebeu o diagnóstico da doença em novembro de 2005 e encontrou no esporte uma fonte de motivação e qualidade de vida. 

Los Angeles é um dos vários destinos que Rafael tem pela frente, até chegar, de fato, ao seu objetivo, é que o mundial. Ele precisa passar por mais três seletivas – uma no Brasil e outras duas no exterior – até março. Treinamento especial Além de participar das competições, Rafael vem ministrando palestras gratuitas em Linhares sobre superação e prevenção de doenças por meio do esporte. E para aprimorar ainda mais o repertório, ele também vai participar de um treinamento durante sua estadia em Los Angeles. 

"Este vai ser um momento de troca de conhecimentos e interação com paratletas de diversas partes do mundo. O jiu-jitsu, além de ser uma luta, um esporte e uma maneira de autodefesa, também é um estudo, pois aprendemos a imobilizar e finalizar os adversários. E acredite, em mim a dor é muito intensa, e se algo sai errado, o lutador pode até quebrar o membro da outra pessoa”, detalha Rafael, ao ser questionado sobre a proposta do treinamento. 

Quanto à expectativa do linharense em relação a esse curso, ele diz: "Estou muito animado, com a certeza que vai ser uma experiência incrível e que vou aprender muito e poder ajudar pessoas deficientes da região”. Mais informações sobre as palestras e as competições podem ser repassadas pelo próprio Rafael pelo telefone 99863-9310 ou pelas redes sociais @ RafaelSalgadu.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA