Flona de Goytacazes recebe evento Um Dia no Parque neste domingo (21)

Na Flona ocorrerão diversas atividades como piquenique, oficinas educativas e de recreação, trilha pela floresta, além de atividades lúdicas como foco na conscientização ambiental.

Flona de Goytacazes recebe evento Um Dia no Parque neste domingo (21)

A campanha Um Dia no Parque quer mostrar que as Unidades de Conservação (UCs), além de protegerem a biodiversidade, oferecem inúmeras opções de lazer e geram benefícios aos visitantes, como melhora da saúde e garantia de bem-estar, além do desenvolvimento econômico. E para lançar a campanha em Linhares, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, realiza pela primeira vez Um Dia no Parque na Flona de Goytacazes.

Um passeio ciclístico no próximo domingo (21) com concentração às 7 horas na Praça 22 de Agosto, na Rua da Conceição, terá como destino a unidade de conservação que fica às margens da BR 101, logo após a posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O trajeto será pela rodovia que liga Linhares à Jataipeba. Quem quiser, também pode optar em ir direto para a unidade de conservação.

Na Flona ocorrerão diversas atividades como piquenique, oficinas educativas e de recreação, trilha pela floresta, além de atividades lúdicas como foco na conscientização ambiental.

"O objetivo é criar uma cultura de visitação e turismo nas UCs – mais conhecidas como parques ou reservas – por meio de um dia de comemoração fixo no calendário do país, em que áreas protegidas e parceiros (organizações não governamentais, grupos de visitantes organizados, empresas) em todo o Brasil ofereçam atividades que, além servirem como recreação, despertem a consciência ambiental nos participantes”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Borghi Folli.

Além de levar as pessoas às Unidades de Conservação para lazer, a campanha quer mostrar ao público a importância destas áreas para a qualidade de vida também nas cidades, já que as UCs são responsáveis por cerca de 35% da água consumida no Brasil. "Queremos mostrar que o meio ambiente está mais perto do que as pessoas imaginam. Você não precisa viajar ao outro extremo do país para apreciar a natureza. Valorizar parques e reservas é reconhecer a importância das áreas verdes protegidas para nossas vidas”, afirma o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Para Aline Fernandes, diretora de Educação Ambiental da Prefeitura de Linhares, a iniciativa quer fortalecer o vínculo da população local com a Flona e promover o sentimento de pertencimento e com ele o aprofundamento sobre a consciência e preservação. "Vamos contribuir para ação Um Dia no Parque, e esperamos que futuramente, nas próximas edições, consigamos provomover ainda mais atividades”, destaca.

Um Dia no Parque

A data foi escolhida por ser próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei que rege as Unidades de Conservação, criada em 2000. A categoria "parques” foi a escolhida por ser a de mais fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de Unidades de Conservação são contempladas na campanha.

Flona de Goytacazes

A Flona de Goytacazes é uma reserva cheia de belezas naturais. O lugar, considerado um paraíso, encanta qualquer visitante que passar por lá. São diversas espécies de plantas e animais da Mata Atlântica, em geral, e grande parte ameaçada de extinção, como a preguiça de coleira, o macaco bugio, veado mateiro, papagaios e muitas outras aves.

A reserva, ainda, é um ambiente onde se pode adquirir conhecimento e serve para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente. A Floresta está aberta a visitações todos os dias, das 8 às 16 horas.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA