Fabiano Eller convida estrelas do futebol para encerramento de carreira pelo Linhares EC

A partida de encerramento da carreira do zagueiro será realizada às 15h do dia 9 de dezembro, no Estádio Joaquim Calmon, em Linhares.

Fabiano Eller convida estrelas do futebol para encerramento de carreira pelo Linhares EC
Zagueiro campeão do Mundial Interclubes pelo Sport Club Internacional de Porto Alegre (RS), Fabiano Eller organiza um jogo de encerramento da carreira em terras capixabas. O evento vai reunir craques do futebol nacional em atuação, aposentados e também estrelas do beach soccer. A partida será realizada às 15h do dia 9 de dezembro, no Estádio Joaquim Calmon, em Linhares. Fabiano revelou que está fazendo contatos para trazer Tinga, Índio, Carlos Germano, Aldair, Buru, Viola, Amaral, entre outros. Ele disse o evento também terá um apelo social, com arrecadação de alimentos. São esperadas pelo atleta um público de cerca de 3 mil pessoas.

"Nós estamos chamando grandes atletas que eu tive privilégio de jogar também em grandes clubes. Vou convidar pessoas de fora, de outros estados, ex-atletas, outros também que não joguei, mas que são excelentes jogadores que atuaram em grandes clubes e moram aqui no Espírito Santo. Serão convidados também o pessoal do beach soccer, outros jogadores em atuação. Primeiro estou tentado organizar a festa, correr atrás de parceiros que possam ajudar para depois confirmar quem e quantas pessoas do mundo esportivo virão. Enfim, vai ser uma festa bacana e também será importante para divulgar o futebol aqui no Estado", comenta.

Fabiano Eller é nascido no município e iniciou a trajetória no futebol jogando pelo Linhares Esporte Clube, com o qual foi campeão do Campeonato Capixaba de 1995. Segundo Eller, um dos objetivos da escolha do local de encerramento da carreira é a valorização do local onde nasceu e apareceu para o futebol.

"Vai marcar o encerramento da minha carreira, porque eu ainda não fiz nenhuma festa. Acho que é merecido, né? Foram 20 anos como profissional, atuei por grandes clubes, sendo 16 ao todo e conquistei muitos títulos. Um dos objetivos também é valorizar de onde eu saí, né? Sou capixaba, de Linhares, então eu to levando essa festa para lá, porque eu comecei no município, fui campeão capixaba em 1995. Então, nada mais justo do que fazer essa festa em Linhares", diz Fabiano.

Carreira

O zagueiro começou a carreira no Linhares, no Espírito Santo, time de sua cidade, e se destacou primeiro no Vasco, onde ganhou um Brasileirão e a Libertadores de 1998. Jogou depois no Palmeiras, no Flamengo, no Fluminense e no Internacional. Em Porto Alegre, ganhou a Libertadores e o Mundial de 2006.

Depois de passagens curtas pela Turquia e pelo Catar, voltou a deixar o Brasil, desta vez para defender o Atlético de Madrid. Na volta ao País, passou por Santos e, novamente, o Inter, ganhando mais uma Libertadores. Desde 2012, rodava por clubes menores, como São José-RS, Brasil de Pelotas, Audax-RJ e Red Bull Brasil. Nas temporadas 2015 e 2016, voltou a jogar em alto nível, no Náutico e no Joinville, sempre na Série B.

Com três títulos da Copa Libertadores, Fabiano Eller só tem menos conquistas continentais que o ex-lateral-direito Vitor, que ganhou o torneio quatro vezes. Elivélton, Dinho, Palinha e Ronaldo Luis, outros bicampeões com o São Paulo, também venceram três vezes. No final de 2016, Fabiano anunciou o fim da carreira como jogador de futebol.

Ficha Técnica
Nome: Fabiano Eller dos Santos
Idade: 39 anos
Naturalidade: Linhares, Espírito Santo, Brasil
Altura: 1,83 cm
Peso: 78 kg
Passagens: Linhares EC (1995), Vasco [S20] (1995), Vasco [equipe principal] (1998), Palmeiras (2002), Flamengo (2003), Al-Wakrah [Catar] (2005), Fluminense (2005), Trabzonspor [Turquia] (2005), Internacional (2006, 2009, 2010) Atlético de Madrid [Espanha] (2006/07), Santos (2008), Al Ahli [Emirados Árabes] (2010/11), São José-RS (2011), Brasil de Pelotas (2012), Audax Rio (2013), Red Bull Brasil (2014), Náutico (2015) e Joinville (2016).

Fonte: Breno Ribeiro, jornalista do site Folha Vitória.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA