Em pleno verão, academia ao ar livre do Pontal está fechada. O motivo? O professor está de férias

O secretário de Esporte e Lazer, José Carlos Fiorot, disse que o espaço está fechado devido ao recesso da rede municipal de ensino.

Em pleno verão, academia ao ar livre do Pontal está fechada. O motivo? O professor está de férias
Verão geralmente combina com sol, praia, diversão, saúde e exercícios físicos. Mas, no Pontal do Ipiranga esta combinação está comprometida. O motivo? A academia popular inaugurada pela Prefeitura de Linhares no dia 22 de fevereiro do ano passado está fechada desde dezembro de 2014. A reclamação é de um internauta que passa a temporada mais quente do calendário no balneário. A academia ao ar livre foi instalada nas dependências da Praça Eclipse, na Primeira Avenida. 

A informação foi confirmada pelo secretário interno de Esporte e Lazer da Prefeitura de Linhares, José Carlos Fiorot. Ele disse a reportagem do Site de Linhares que a academia está sem funcionamento devido ao recesso dos professores de toda a rede municipal. Mas, confirmou que o profissional de Educação Física deslocado para atuar no balneário retorna no próximo dia 2 de fevereiro.

"A situação é a mesma em todas as academias populares de Linhares. Todas retornaram ás atividades no início de fevereiro, quando a rede municipal de ensino iniciar as atividades do ano letivo de 2015”, reforçou.

A dona de casa Ildência Camargo de Almeida, de 62 anos, coordena um grupo da Terceira Idade no balneário. Dele fazem parte cerca de 40 idosos. Todos sem poder utilizar a academia que foi fechada no dia 19 de dezembro. "Ninguém nos informou que ficaríamos sem professor durante o mês de janeiro. O professor realmente disse que entraria de férias, mas, acreditávamos que haveria um substituto”, disse. 

Ildênia também falou que academia não é frequentada apenas pela Terceira Idade e sim por jovens e adultos – moradores e visitantes – do balneário.

O internauta que enviou uma série de fotos para o Site de Linhares disse que a explicação do secretário de Esporte e Lazer não o convenceu: "para mim faltou planejamento. Como uma academia fica fechada em pleno verão? Seria mais um espaço para a convivência e a promoção da saúde e do lazer para turistas e veranistas”, questionou.

"Faltou planejamento”, diz a vice-presidente da Associação de Moradores

O Site de Linhares tentou conversar com o Presidente da Associação de Moradores do Pontal do Ipiranga, Sílvio Cesar, mas todas as ligações caíram na caixa postal. Procuramos então a vice-presidente da entidade, Mônica Santos, que disse que não se justifica em pleno verão um equipamento público estar fechado para tantos turistas que frequentam o balneário.

"Com certeza faltou planejamento. Deveria existir um professor de Educação Física para orientar as pessoas e o espaço deveria estar funcionando. Não fomos comunicados que a academia ficaria fechada durante todo o mês de janeiro”, afirmou. De acordo com Mônica, nem o Presidente da Associação se manifestou a respeito da situação.

Academia ao Ar Livre

O espaço foi construído por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e as secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Saúde. Disponibilizada por meio do projeto intitulado "Incentivo à prática de atividade física", a academia auxilia no combate ao sedentarismo, amplia a promoção da saúde e estimula a prática de exercício físico e hábitos saudáveis. 

O local conta com aparelhos úteis para diferentes partes do corpo e grupos musculares como exercitador de pernas, abdominal, giro vertical com diagonal e aparelhos adaptados para atender aos Portadores de Necessidade Especiais (PNE'S). A secretaria de Esporte e Lazer contou com o auxílio da comunidade no planejamento dos horários dos turnos matutino e vespertino. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA