Corrida e Caminhada da Fibrose Cística acontece neste domingo (08) em Linhares

O evento, que faz parte da campanha Setembro Roxo, terá início às 8 horas, no bairro Três Barras.

 Corrida e Caminhada da Fibrose Cística acontece neste domingo (08) em Linhares

Para alertar a população sobre uma doença ainda pouco conhecida, a fibrose cística, e incentivar a prática de atividade física entre os portadores da doença, acontece no município, neste domingo, 08 de setembro, a Corrida e Caminhada da Fibrose Cística de Linhares. O evento, que faz parte da campanha Setembro Roxo, terá início às 8 horas, no bairro Três Barras. A corrida é realizada pela Associação da Fibrose Cística do Espírito Santo e conta com apoio da Prefeitura de Linhares. Mais de 200 pessoas vão participar da competição. 

 

Os interessados em participar da corrida devem se inscrever por meio do site WWW.campeaotime.com.br ou na loja Móveis Linhares (ao lado da Honda Shori), no Centro, até esta sexta-feira, dia 06. "É um evento importante que vai promover a conscientização das pessoas sobre esta doença ainda pouco conhecida e que merece nossa atenção. Com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado, qualquer um pode buscar ter uma vida normal, convivendo com a doença da melhor maneira possível”, frisou o secretário Municipal de Saúde, Saulo Meirelles. 

 

No Brasil, estima-se que, a cada dez mil nascidos vivos, um seja portador de fibrose cística, doença genética rara que faz com que a secreção do organismo seja mais espessa que o normal, desencadeando diversos sintomas, como suor mais salgado, tosse crônica, dificuldade em ganhar peso e estatura, pneumonias frequentes e diarreia.  No Brasil, existem aproximadamente 4.500 pessoas com a patologia e, no mundo, cerca de 70 mil pessoas são portadoras da doença. 

 

 

Setembro Roxo

 

O Setembro Roxo, Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística, é promovido pelo Instituto Unidos pela Vida com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce. É possível identificá-la pelo teste do pezinho e a sua confirmação se dá por meio do diagnóstico do teste do suor.  

 

 

Serviço:

Linhares/ES

Evento: Corrida e Caminhada da Fibrose Cística

Data: 08 de setembro de 2019 (domingo)

Horário: 08h

Local: Bairro Três Barras

Contato: Rosiene Conti | (27) 99946-8680





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA