Com gols nos acréscimos, Brasil vence a Costa Rica por 2 a 0

Seleção brasileira criou muitas oportunidades e só marcou gols nos acréscimos na vitória por 2 a 0 sobre a Costa Rica

Com gols nos acréscimos, Brasil vence a Costa Rica por 2 a 0
Foi difícil, mas a seleção brasileira conseguiu sua primeira vitória na Copa do Mundo. Com um gol de Philippe Coutinho aos 46 e outro de Neymar, aos 52 minutos do segundo tempo, o Brasil venceu a Costa Rica por a 2 a 0 pela segunda rodada do Grupo E, no estádio São Petersburgo. O resultado deixa o Brasil na liderança do Grupo E, que ainda terá mais um jogo nesta sexta-feira (22), entre Sérvia e Suíça.

1º tempo

Como esperado, a seleção brasileira começou a partida com mais posse de bola e controlando o jogo. Nos minutos iniciais, no entando, quem criou a primeira grande chance de gol foi a Costa Rica. Aos 12 minutos, num rápido contra-ataque, Bryan Ruiz foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Borges chegou livre de marcação e bateu cruzado, mas para fora, no canto direito de Alisson.

Até os 25 minutos, o Brasil não conseguiu dar uma finalização certa ao gol de Navas. Mas nos cinco minutos seguintes, fez uma pressão forte, crianco cinco chances de gol. Principalmente com jogadas pelo lado esquerdo, com Marcelo. Aos 26, o lateral esquerdo bateu cruzado, Gabriel Jesus, impedido, aproveitou e fez o gol, que foi bem anulado pelo árbitro holandês Björn Kuippers.

Um minuto depois, aos 27, Casemiro deu boa enfiada de bola para Neymar, mas Navas se antecipou bem. Aos 28 minutos, Marcelo pegou uma sobra e chutou forte, cruzado, levando perigo ao gol de navas. Aos 29 minutos, após triangulação com Neymar e Marcelo, Philippe Coutinho bateu de direita, por cima do gol.

Pouco depois, aos 40 minutos, Marcelo bateu de direita, mas Navas pegou bem, no primeiro chute a gol certo do Brasil no primeiro tempo, que teve 64% de posse de bola da seleção brasileira contra 36% da Costa Rica, 7 gols a gol do Brasil e 3 da Costa Rica.

2º tempo

No segundo tempo, Tite tirou o apagado Willian e colocou Douglas Costa, que fez sua estreia na Copa de 2018. A mudança funcionou e o Brasil foi para cima da Costa Rica. Aos 4 minutos, Fágner crouzou e Gabriel Jesus mandou, de cabeça, no travessão de Navas. Aos 10, Paulinho fez boa jogada pela direita e Neymar cabeceou por cima, com perigo. Aos 12, Philippe Coutinho chutou bem, mas parou em Navas.

Pouco depois, a pressão diminuiu, mas a seleção brasileira seguiu dominando a partida. Aos 23, o técnico Tite mudou novamente a equipe e o esquema tático, colocando o atacante Roberto Firmino no lugar do volante Paulinho. E no minuto seguinte, o Brasil quase marcou com Miranda, que mandou de cabeça por cima do gol. Aos 27, Neymar aproveitou uma sobra da zaga da Costa Rica, mas chutou para fora.

Aos 32 minutos, Douglas Costa deu uma arrancada no meio de campo, tocou para Philippe Coutinho que abriu para Neymar. O atacante cavou um pênalti, assinalado pelo árbitro. Na consulta pelo vídeo, porém, o holandês Björn Kuippers voltou atrás e anulou a marcação. Irritado, Neymar socou a bola um minuto depois e acabou levando o cartão amarelo.

Nos acréscimos, Philippe Coutinho aprovetou a sobra de bola após uma boa jogada de Roberto Firmino e, de bico, e abriu o caminho da vitória da seleção brasileira. Foi o segundo gol do atacante na Copa do Mundo de 2018 — marcou no empate contra a Suíça. Pouco depois, aos 52 minutos, Douglas Costa cruzou e Neymar bateu de primeira para definir a vitória por 2 a 0. Após o gol, Neymar se ajoelhou e chorou na comemoração.

Próximos jogos

Na última rodada do Grupo E, na próxima quarta-feira (27), às 15h, o Brasil vai enfrentar a Sérvia, no estádio Spartak, em Moscou, enquanto a Costa Rica pegará a Suíça, no estádio Nizhny Novgorod.

Ficha técnica
22/6 – Estádio São Petersburgo (São Petersburgo)
BRASIL 2 x 0 COSTA RICA
Árbitro: Björn Kuippers (Holanda); Gols: Philippe Coutinho 46 e Neymar 52 do 2º; Cartões amarelos: Neymar e Philippe Coutinho (Brasil); Acosta (Costa Rica)
BRASIL: Alisson, Fágner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho (Roberto Firmino 23 do 2º), Willian (Douglas Costa, intervalo), Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus (Fernandinho 48 do 2º). Técnico: Tite
COSTA RICA: Navas, González, Acosta e Duarte; Gamboa (Calvo 30 do 2º), Guzmán (Tejeda 38 do 2º), Borges e Oviedo; Vanegas, Brian Ruiz e Ureña (Bolaños 9 do 2º). Técnico: Óscar Ramírez 

Com informações do Portal R7.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA