Capixabão 2015 começa em 31 de janeiro e terá novo formato, com quadrangular da morte

Novo modelo terá as equipes divididas regionalmente em duas chaves: Norte e Sul. Campeonato começa dia 31 de janeiro.

Capixabão 2015 começa em 31 de janeiro e terá novo formato, com quadrangular da morte

Depois de sete anos adotando a mesma fórmula de disputa, o Campeonato Capixaba enfim terá um novo formato, pelo menos para os próximos dois anos. Na manhã desta sexta-feira (10), na reunião do Conselho Arbitral, representantes dos clubes da Série A - com exceção da Desportiva Ferroviária, que votou contra - aprovaram a mudança no regulamento, que agora será dividido regionalmente e terá hexagonal semifinal e quadrangular da morte.

A competição terá ao todo 22 datas, sendo que oito rodadas acontecem no meio de semana. O Capixabão 2015 começa no dia 31 de janeiro e a segunda partida das finais está prevista para o dia 16 de maio. O novo modelo terá as 10 equipes divididas em duas chaves. A Norte, com Linhares, Real Noroeste, Colatina, São Mateus e Vitória-ES, e a Sul, com Castelo, Estrela do Norte, Atlético-ES, Sport-ES e Desportiva Ferroviária.

Na primeira fase, as equipes se enfrentam dentro dos seus respectivos grupos em dois turnos - 10 rodadas no total. Os três melhores classificados, de cada chave, avançam para o hexagonal semifinal e os dois últimos para o quadrangular da morte. No Hexagonal, os seis times jogam em turno e returno e os dois melhores avançam para as finais, que vão ser disputadas em duas partidas. Já no quadrangular da Morte, as quatro equipes duelam em turno e returno e, após oito rodadas, os dois piores classificados serão rebaixados para a Série B do Capixabão.

Kleber Andrade

Com previsão de estar em pleno funcionamento a partir do mês de janeiro, o agora estádio estadual Kleber Andrade poderá receber um jogo de Campeonato Capixaba, coisa que não acontece desde 2007. Porém, ainda não foi definido se ao menos as finais Capixabão 2015 acontecerão no estádio que foi reconstruído.

Estádios

Assim como nos últimos anos, os estádios que receberão os jogos do Capixabão deverão ter uma capacidade mínima de dois mil torcedores. Posteriormente também será definido que os clubes têm até o fim de novembro para apresentarem os quatro laudos técnicos exigidos pelo Ministério Público - Segurança (Polícia Militar), Engenharia, Vigilância Sanitária e Combate e Prevenção a Incêndio (Corpo de Bombeiros).






COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA