Alunos do CLAM faturam medalhas de ouro, prata e bronze em campeonato estadual de Jiu-Jitsu

Dez atendidos pelo Centro Linharense de Apoio ao Menor aprenderam o esporte por meio de projeto da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Alunos do CLAM faturam medalhas de ouro, prata e bronze em campeonato estadual de Jiu-Jitsu
Dez alunos assistidos pelo Centro Linharense de Apoio ao Menor - CLAM e que fazem parte do projeto Sementes do Amanhã, faturaram medalhas de ouro, prata e broze na Copa de Jiu-Jitsu, que aconteceu no município vizinho, Sooretama, no último domingo (25). O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e atende 25 crianças e adolescentes do CLAM, moradores dos bairros Planalto, Nova Esperança, São José, Movelar, Linhares V, Canivete, Santa Cruz e Jocafe.

Para o secretário municipal Ivan Salvador Filho a grande premiação é a grande oportunidade social que o projeto leva para a comunidade e quem ganha de fato com a conquista dessas medalhas é toda sociedade linharense. "O jiu-jitsu é uma luta que não oferece risco de impacto, não tem golpes violentos. Apesar de não ser coletivo, ele promove a interação, combate a hiperatividade e melhora o desempenho escolar da criança por conta da disciplina que exige atleta. Essa conquista de medalhas vai além do tatame, é uma conquista dos familiares dessas crianças e adolescentes e é uma conquista de toda sociedade linharense", destacou.

A competição envolveu atletas de diversas partes do Espírito Santo, numa grande disputa no Ginásio Pedro Bobbio e de acordo com o professor do projeto Sementes do Amanhã foi de grande importância para motivar os alunos. "Eles estão numa euforia total e querendo participar de mais campeonatos. Apenas um deles já havia participado de torneios assim. Para os outros foi a primeira vez e a conquista das medalhas foi motivador para darmos continuidade ao objetivo principal do projeto que é aliar o esporte ao contexto social do projeto, afastando da criminalidade e outros problemas sociais", destaca Aristides dos Santos Rúdio.

No total faturaram o ouro: Adriano Cuzzuol, Annia Vitória, Jhennifer Santos Rodrigues, Ketly de Aguiar Barbosa e Paulo Henrique Jesus de Oliveira; a prata ficou com Welton Santos e as de bronze foram para Maicon Pequeno e Poliane Jesus de Oliveira.

Sementes do Amanhã
A Prefeitura de Linhares além de disponibilizar o professor Aristides Rafael dos Santos Rúdio, equipou um espaço no CLAM, com tatames e distribuiu os quimonos para as crianças e adolescentes participantes. As aulas acontecem na sede da entidade as terças, quitas e sextas-feiras, no período vespertino. Além de melhorar a saúde e a qualidade de vida das crianças, a prática do esporte também auxilia na socialização do aluno e no desenvolvimento do respeito e da disciplina.

Jiu-jitsu
É um sistema de luta corporal em que se procura imobilizar o adversário mediante golpes de destreza aplicados a pontos sensíveis do corpo. Essa arte marcial de defesa pessoal surgiu no Japão, no século XVI, tendo avançado mundo afora com técnicas de bater, dar pontapés, joelhadas e imobilizações junto com o uso de partes duras do corpo contra pontos vulneráveis do adversário. É considerada uma modalidade de luta superior a todos os demais estilos por ser o mais completo.




COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA