Espírito Santo - próximo Estado a participar do Inventário Florestal Nacional

Espírito Santo - Estado a participar do Inventário Florestal Nacional

Espírito Santo - próximo Estado a participar do Inventário Florestal Nacional

O Espírito Santo, Estado que registra importantes remanescentes da Mata Atlântica, terá a quantidade e qualidade de suas florestas levantadas por meio do Inventário Florestal Nacional (IFN), iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

O edital que visa contratar as atividades em campo já está aberto e pode ser consultado no site da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), entidade que opera os recursos obtidos pelo SFB com o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) para a realização do IFN na região.

Principal etapa do IFN, o trabalho de campo consistirá na obtenção de dados por amostragem em 122 pontos, distribuídos pelos mais de 46 mil quilômetros quadrados do estado.

Em cada um desses pontos – que estão a 20 quilômetros uns dos outros –, equipes deverão registrar a quantidade de árvores, altura e diâmetro delas, coletar amostras das plantas e também de solo, identificar as espécies existentes no local, entre outros. Também haverá entrevistas com moradores para conhecer sua percepção sobre os recursos florestais.

A empresa ou instituição que tiver interesse deve encaminhar sua proposta à FAO até o dia 6 de junho. Quem for contratado terá nove meses para realizar as atividades.

O levantamento em campo, que permite obter dados "de dentro” da floresta, trará insumos para formar o panorama desse recurso natural do estado. Como será repetido em todo o país a cada cinco anos, o IFN vai possibilitar a observação de tendências sobre crescimento ou perda de florestas e de espécies, por exemplo, fazendo com que os dados sejam úteis na elaboração de políticas públicas conforme as características e necessidades de cada região do país.

O IFN está em curso em seis estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Santa Catarina foi o primeiro estado a concluir a coleta e a ter seus resultados divulgados.

Linhares possui importantes florestas em reserva

A Reserva Natural Vale (RNV) é uma das maiores áreas protegidas de Mata Atlântica brasileira. Está localizada em Linhares, Brasil, e desde que foi adquirida pela Vale, nos anos 50, ali já foram catalogadas mais de 2.800 espécies vegetais, cerca de 1.500 espécies de insetos, mais de 110 de mamíferos, além de 380 aves, o que corresponde a cerca de 20% das espécies de aves registradas em todo o país.

Nossa reserva, que tem ao todo 23 mil hectares, é aberta ao público. Temos um hotel e áreas de lazer, como piscina, hidromassagem natural e quadra esportiva. Além disso, há espaço para caminhadas em trilhas e um Centro de Visitantes com informações sobre educação ambiental.

Confira o edital no site da FAO, em Processo 004/2014; Projeto GCP/BRA/079/GFF– Fortalecimento da Política Nacional de Apoio à Gestão Sustentável dos Recursos Florestais.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA