Povoação discute agenda cultural e sugere a criação de um festival de bandas de garagem

As reuniões têm acontecido em diversas comunidades com o objetivo de fomentar a produção cultural em Linhares.

Povoação discute agenda cultural e sugere a criação de um festival de bandas de garagem
Povoação poderá sediar um festival de bandas de garagem. A ideia surgiu numa reunião do secretário municipal de Cultura, Urbano Dávila, com moradores e representantes da Associação de Moradores da vila. O assunto esteve alinhado à criação de uma agenda cultural para o balneário ao longo de 2015.

A iniciativa agradou a coordenadora da banda de Congo Mirim, Mercedes Martins de Oliveira, de 67 anos. "O bate-papo foi excelente. A gente estava mesmo precisando de pessoas com iniciativas. Adorei as ideias! Temos muita cultura para oferecer”, disse Mercedes.

No que depender da bióloga Luciana de Santana, o congo, a Folia de Reis e o batuque sairão do esquecimento e entrarão em cena. Ela é mineira da cidade de Araxá, mas vive na comunidade há cerca de um ano e meio. Luciana já se considera nativa e assim que chegou à Povoação logo tratou de atuar na Associação de Moradores.

"Estou arrepiada com as ideias que foram apresentadas pelo secretário e muito mais pela iniciativa de vir nos escutar. Aqui em Povoação, temos muita coisa a oferecer como o Congo, Folia de Reis e até mesmo o batuque que está esquecido. Para as coisas darem certo depende também da participação de todos da comunidade”, disse. 

O objetivo da reunião, de acordo com Dávila, é o de permitir que artistas, artesãos e comerciantes tenham a oportunidade de trabalhar a cultura da região não apenas como manifestação cultural, mas também como produto gerador de emprego e renda. 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA