Índios de Aracruz vieram a Linhares para divulgar cultura

O projeto é de Aracruz e a visita a Linhares foi para fomentar as ações que estão sendo desenvolvidas

Índios de Aracruz vieram a Linhares para divulgar cultura

 12/02/2014 –13h20 – Atualizada em – 12/02/2014 – Às 13h20

Nesta manhã de terça (11), estiveram em Linhares índios tupiniquins que agregam as aldeias: Pau-Brasil; Caeiras Velha; Areal e também índios Guarani que agregam as aldeias,Três Palmeiras, Boa Esperança, Piraqueaçu e Olhos D água. Estavam acompanhados de Bruno Webe, representante da FUNAI, e de Tatiane Dambroz, que é coordenadora da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz. O encontro transcorreu em uma empresa linharense que analisa um projeto apresentado por eles. A pedido do proprietário, a empresa não terá o nome divulgado.

No local, todos conheceram o projeto estrutural que será implantado nas duas aldeias, depois de algumas alterações feitas pelos próprios indígenas.  Agora o projeto segue para o município de Aracruz e posteriormente será analisado pela Secretaria de Cultura do Estado e liberado para execução. 

O município de Aracruz, através da Secretaria de Turismo e Cultura, e que tem como secretário Helder Tabosa, vem desenvolvendo o projeto denominado “Aldeia Temática”, que visa cultivar a cultura indígena, para atrair turistas,fomentar a comercialização de comidas e do artesanato. A visita à empresa de Linhares foi para apresentar aos representantes das tribos o projeto que vem sendo desenvolvido.

A comitiva contou com quatro caciques: Cacique Edinéia da Aldeia Irajá; Cacique Jonas da Aldeia Areal ; Cacique Nelson da Aldeia Três Palmeiras e Cacique Peru da Aldeia de Piraquiaçu. Eles disseram que estão satisfeitos com o projeto e esperam que seja executado em pouco tempo. A Coordenadora da Secretaria de Turismo e Cultura, Tatiane Dambroz, disse que o município de Aracruz é um dos únicos que procuram preservar a cultura indígena em sua totalidade. 


 

 

·         Envie sua sugestão de matéria ou denúncia para o contato@sitedelinhares.com.br





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA