Infratores promovem mais um motim no IASES

PM foi chamada e controlou a situação

Infratores promovem mais um motim no IASES

17/03/2013 – 21h17 - Atualizado em – 17/03/2013 – 21h17

 

A Polícia Militar voltou a ser chamada para conter um princípio de rebelião na unidade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo (IASES) de Linhares. Foi na tarde deste domingo (17). Não foram passados detalhes sobre a operação, apenas que a situação foi controlada sem registro de fugas ou feridos.

No último dia 11, durante um motim no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo de Linhares, uma mulher chegou a ser feita refém e saiu ferida, e alguns adolescentes foram levados para se explicarem junto à Polícia Civil, no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ).

Atualizada as 8h05

Na manhã desta segunda-feira (18) o Site de Linhares teve acesso ao Boletim de Ocorrência que relata o fato, e a informação é que a Polícia Militar foi chamada às 17h15 do dia anterior, pela Subgerente da Unidade, Maruluze Lauers Pandolfi, e pelo gerente Rafael Almeida Lovo.

O motim aconteceu na chamada “Moradia Motivação I”, onde os internos promoviam muita bagunça, e três deles alegaram terem sido agredidos por um agente, mas não identificaram o suposto agressor.

O relatório policial acrescenta que os infratores reivindicavam um bebedouro, um televisor e o retorno de um adolescente transferido para outra ala. Os militares tentaram dialogar para dar fim ao motim, mas os internos, ainda segundo o BO, estavam irredutíveis e o clima ficou tenso quando eles voltaram para o interior da repartição e começaram a quebrar móveis e proferir palavras de ameaças contra os agentes socioeducativos e os militares.

Os internos se armaram com barras de ferro e a PM fez uma formação de escudo e arma carregada com elastômero a fim de causar impacto psicológico aos internos. Os adolescentes fizeram uma breve reunião e decidiram se entregar.

Um total de 22 adolescentes e um rapaz foram revistados, e 11 deles, de acordo com relatório policial, foram levados para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ). Três envolvidos estavam feridos: um com lesão na cabeça, outro com lesão na perna direita e o terceiro com lesão na cabeça.





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA