O protesto dos alunos da Pitágoras: Termina prazo que alunos deram à diretoria

O SITE DE LINHARES divulga o rumo das negociações

O protesto dos alunos da Pitágoras: Termina prazo que alunos deram à diretoria

Os alunos da Faculdade Pitágoras esperam para esta terça-feira (01)a resposta do ofício entregue à diretora da instituição, solicitando esclarecimentos acerca de todas as mudanças na grade curricular.

No mesmo documento os estudantes solicitaram a reativação do Diretório Acadêmico e o agendamento de Assembléias com os estudantes.
De acordo com uma universitária, desde esta segunda-feira os alunos buscam “ ação cabível e o juízo competente para a causa”.

A instituição, por sua vez, manifesta-se através do comunicado, enviado à imprensa no início da manifestação.

 

 

Clima de "alegria"

Os alunos da Faculdade Pitágoras que protestam contra as mudanças anunciadas pela instituição, agora estão em clima de “alegria”. É que parte das repartições da Faculdade acomodou diversos gringos em um encontro internacional do Rotary Clube, na noite da última sexta-feira (28), e todos consideraram a “bagunça” do terceiro dia de protesto com uma calorosa recepção.

 

Na “confusão”, a maioria dos gringos, deduzindo que o verde e amarelo das buzinas e apitos já fazia parte da alegria promovida pelo futebol da Copa do Mundo, tirou Iphones dos bolsos e filmou a manifestação.

Os universitários estão dando gargalhadas do fato inusitado, e o ocorrido está sendo registrado no tópico criado por eles para propagar a manifestação na comunidade de Linhares no Orkut.

 

Atualizações

Quarta-feira

[11:00] Começa a movimentação
A aluna Camila Montovani movimenta-se no sentido de falar para os colegas de sala que o SITE DE LINHARES postou destaque da manifestação de logo mais à noite.

[11:50] Expectativa
Os universitários estão aguardando o resultado da reunião dos líderes de salas e diretoria.

[13:50] Organização
Uma comissão de estudantes envolvidos na manifestação está neste momento com a folha que contém os nomes dos universitários que abraçaram a causa para ingressar com ação junto ao Ministério Público. Eles contam quantos aderiram.

[16:40] A Assessoria da instituição entra em contato com o SITE DE LINHARES

Alexandre Araújo, muito educadamente, entra em contato com nosso departamento de jornalismo e informa que a instituição nos enviaria um comunicado.

[17:00] Contagem de nomes
A universitária Camila Montovani diz que já foram contados 198 nomes dos que abraçaram a causa para ingressar com ação junto ao Ministério Público. Ela disse que esse número representa um quarto do total a ser contabilizado.

[17:30] E-mail
O SITE DE LINHARES informa aos manifestantes, na íntegra, a introdução do e-mail enviado pela instituição, em nome de Samara Busa:

"Olá, Élida. Tudo bem?

Trabalho na assessoria de imprensa da Kroton Educacional e conforme conversado por telefone com o Alexandre, seguem informações sobre o aprimoramento do projeto pedagógico da instituição, que será implementado a partir do segundo semestre de 2010. Sobre a mobilização dos alunos, "a instituição considera legítimo o direito de manifestação pacífica".

Se precisar de algo mais, por favor, entre em contato.
Estamos à disposição".

OBS: Nesta quinta-feira, em nossa primeira atualização, estará incluido o teor do comunicado.

[18:44] Manifestação já começou!
Alunos promovem muito barulho na porta da instituição. Eles chegam aos poucos, mas já somam mais de 50.

[19:23] Manifestação continua!
Aumenta para cerca de 200 alunos o número de manifestantes em frente à faculdade Pitágoras, no bairro Araçá. O protesto é contra as últimas decisões do estabelecimento de ensino que reduz a carga horária dos alunos.

[20:00] Manifestantes transformam a área frontal da Pitágoras em discoteca
Antes o barulho dos apitos se confundia com a música "Não chores mais", que em seguida cedeu lugar para "Maluco Beleza", mas agora os universitários partiram para músicas mais alegres e transformaram a área frontal da instituição em verdadeira discoteca.

[20:15] Universitários não desistem e barulho é mesmo desde o início do movimento
Cerca de 700 alunos distribuidos pela área frontal permanecem participando do protesto. Muitos exibem nariz de palhaço e a maioria mantém apito na boca promovendo muito barulho. Uma faixa com dizeres alusivos à uma frase que teria sido dita por um diretor da instituição é a que mais chama atenção dos motoristas que passam pela rua e recebem panfletos dos manifestantes.

[21:40] Fim do protesto
Os estudantes cantam o Hino Nacional e encerram o protesto desta quarta-feira

Quinta-feira

[06:00] Destaque
A manifestação dos universitários é destaque em um dos slides da Home do SITE DE LINHARES

[11:15] Destaque
O movimento repercute no tópico sobre o assunto, criado na comunidade de Linhares, no site de relacionamentos Orkut

[16:15] Destaque
A universitária Camila Montovani diz ao SITE DE LINHARES que a chuva pode atrapalhar o movimento desta quinta-feira.

[18:00] Reinia o "apitaço"

Alunos começam a chegar à área frontal da Pitágoras

[19:00] Barulho

O "apitaço" está ensurdecedor

[19:50] Anúncio

Um universitário anuncia no carro de som que a comissão organizadora vai chamar a diretora da Pitágoras para conversar

[19:57] Aluno conversa com o SITE DE LINHARES, que continua acompanhando o movimento em um trailler

O aluno Bruno Rigo, do curso de Direito, diz ao SITE DE LINHARES que a instituição não se manifestou no decorrer do dia, e que todos os alunos querem que a Diretora fale sobre as mudanças adotadas pela Faculdade. Eles querem que a reunião aconteça  no auditório, com representantes de todas as turmas e não com apenas alguns representantes do curso de Direito, conforme foi repassado para a comissão.

[20:12] Começa a chover

A chuva não intimida os manifestantes, mas o barulho do carro de som "sufoca" o dos poucos apitos. A faixa com dizeres alusivos à comparação do comércio de sabão em pó ao da Educação, continua em destaque.

[20:18] Dentro da instituição

Os manifestantes entram na Faculdade com seus apitos. A policia, de acordo com informações, foi chamada, e uma viatura está a postos. Um aluno convoca os demais para voltarem até a área frontal da instituição, e o apitaço prossegue.

[20:35] Diretoria concorda em atender representantes de turmas

Um aluno usa o carro de som para comunicar que a diretora da instituição vai receber um representante de cada sala e que os mesmos se organizem a fim de levarem as propostas dos alunos até a diretoria da instituição.

[20:55] Suspense

Cerca de 150 universitários aguardam o resultado da reunião em frente à Pitágoras. Dois deles prometeram entrar em contato com a nossa reportagem assim que alguma decisão for comunicada.

Sexta-feira

[09:00] Resultado da reunião

O aluno Bruno Rigo manifesta-se através de uma colega de sala que postou os seguintes dizeres na comunidade de Linhares no Orkut: "Pessoal, o Bruno Rigo, representante da minha turma de Direito, deixou essa mensagem pra mim:

"pode colocar em todas as comunidades e falar para todas pessoas que você conseguir, o seguinte:

Tivemos uma reunião com a diretoria e temos algumas propostas.
Pra isso, amanhã segue a manifestação normalmente, com apitos e tudo mais.
Porém, faremos um negocio diferente. Vamos discutir o que foi proposto pela faculdade com todos os manifestantes.

Abriremos espaço para que todos falem, de forma que o conjunto decida quais medidas serão tomadas daqui
em diante.

É MUITO IMPORTANTE
QUE TODOS COMPAREÇAM.

Junto com essa mensagem pode divulgar meu e-mail, para maiores esclarecimentos".

[17:00] Chega mais informações ao SITE DE LINHARES

Os alunos enviam ofício à diretora com as seguintes reivindicações:

Manter a carga horária atual, redução das disciplinas no máximo 10%, não substituir disciplina presencial com EAD, realização de Assembléia no auditório da faculdade aberto a todos os alunos, reativação do Diretório Acadêmico, para ter assegurada a condição de Luta pelos direitos do aluno.

Sábado - 29 de maio

Como a informação passada no início da noite dava conta de que a manifestação se resumiria em tentativas de estar com a diretora, e como diversos alunos afirmaram que não estariam presentes em frente à instituição, o SITE DE LINHARES aguardou contato dos estudantes para informar aos demais através do nosso portal, mas nenhum aluno da comissão se preocupou em passar informações. No blog que os alunos criaram sobre a manifestação, a última atualização foi postada às 13h16min, e é a única até a manhã deste sábado.

 

(15:40min) Aluna entra em contato com o SITE DE LINHARES

No tópico sobre a manifestação, criado na comunidade de Linhares, no Orkut, uma anula agradece ao SITE DE LINHARES a iniciativa de cobrir os três dias de manifestação. Leia a postagem, na íntegra:

“Élida,
Nós alunos da Faculdade Pitágoras temos que TE AGRADECER MUITOOOOO pela cobertura da nossa manifestação!
Você demonstrou que ainda existem profissionais sérios e competentes!
Em relação ocorrido, ontem enviamos um ofício à diretora solicitando esclarecimentos acerca de todas as mudanças em nossa grade curricular, solicitamos também a reativação do Diretório Acadêmico e o agendamento de Assembléias com os estudantes.
O prazo para resposta é até terça feira da semana que vem, dia 1º de junho.
Agradecemos a belíssima participação de todos os cursos da faculdade, e ontem concordamos que os três dias de manifestação foram exaustivos, porém proveitosos!
A integração foi PERFEITA, e percebemos que talvez nunca ao menos conversaríamos com pessoas de outros cursos, ou mesmo de outros períodos do nosso próprio curso, se não fosse esse evento, ou seja, além de lutar por nossos direitos, ainda fizemos amigos verdadeiros!
A partir de segunda feira vamos buscar a ação cabível e o juízo competente para a causa...
Contamos com a participação de todos novamente, nesta nova etapa da nossa manifestação!
E mais um vez, obrigada!
Atenciosamente,
Naywska”

 





COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA