Por que saber fritar ovo pode tornar a sua vida melhor?

Bruno Morett

Tuesday, 02 de August de 2016

comentários

Louvados sejam aqueles que deixam a gema mole e a clara bem cozida!

 Quem nunca chegou em casa com muita fome, e depois de uma intensa busca só encontrou para comer aquele ovo perdido na porta da geladeira? Ou ainda não deu tempo de ir ao mercado e o mata-fome daquele dia tem que ser o precioso? Seja lá qual for o caso estou certo de que você já passou pela situação em que um ovo foi o divisor de águas entre matar a fome e ter o estômago reclamando por horas.


 Talvez não seja nem no desespero, por que conheço muita gente que não troca um "ovinho frito” no almoço por quase nada neste mundo. Vamos combinar que ovo de todas as formas faz parte da dieta de todo mundo. E cá pra nós, ninguém merece comer nada que não seja bom e gostoso, nem mesmo nos momentos mais sombrios das nossas dispensas.


 Mas esse queridíssimo, vejam só vocês, que já foi colocado de lado pela ciência acusado de fazer mal à saúde está voltando de moda cada vez mais. É o que diz o Médico cardiologista e nutrólogo, Dr. Lair Ribeiro, "o ovo é um alimento perfeito por quetudo que a vida precisa, por que é de onde nasce o pintinho, está ali dentro e bem embalado.” Mas ainda que a fritura não seja a melhor opção para o dia a dia, comer uma vez ou outra faz um bem até para a alma.


Agora me diz você: o que uma comida bem feito não melhora a vida da gente, hein?!


 Eu me lembro várias vezes de chegar pro almoço na casa da minha avó e Cimá, que trabalha na casa dela, com todo amor fazia aquele ovo frito na hora pra mim e meus irmãos. Era incrível como ela acertava sempre o ponto que eu mais gostava: gema mole que escorre no prato e a borda douradinha… É uma das sensações que eu simplesmente não consigo descrever! Felicidade pura!


 Ou então naquele hambúrguer bem caprichado e aquele ovo pra coroar que quase escorre pelas mãos na primeira mordida (ou escorre mesmo). Mas tem também o café da manhã sobre uma bela torrada ou para molhar o pão.. que dureza ficar só maginando!

 


via GIPHY

 

 Bem, se alguém preza ao menos um pouquinho sobre aquilo que você coloca pra dentro durante as refeições, você há de convir comigo que comer bem e coisas gostosas e sobretudo bem feitas é um ingrediente indispensável em qualquer dieta. Estar feliz com aquilo que come é essencial até mesmo para emagrecer.


 Só que Cimá não é nem formada em gastronomia, mas te garanto que dá um banho em muito cozinheiro por aí (e eu me incluo neste grupo). Isso quer dizer que a cozinha está ao alcance de todx e só é preciso ter um pouco de curiosidade e vontade de aprender. Tem muita mãe e vó por aí com formas preciosas de cozinhar certos alimentos que ficam sem dúvidas melhores que o do restaurante.


 Mas para quem por algum motivo não tem essa facilidade hoje em dia também existem vários cursos na internet e espalhados pelos bairros que ensinam diversas técnicas e receitas. Não é nada de sofisticado, é pra ensinar e aprender a cozinhar melhor e com mais qualidade. Até por que cozinhar é também um ato de amor próprio.

 

 O importante é saber o que está fazendo. Na semana passada aconteceu um caso engraçado e recorrente sobre o mudo das cozinhas. Um youtuberque tem um canal de receitas tentou recriar os famosos dadinhos de tapioca em seu programa, GominhoGourmet. Mas o que ele não esperava era que a receita desse tão errado. Veja abaixo:


 

 E com toda essa situação, o professor universitário de gastronomia Marcio Marques não poupou críticas ao comentar sobre o vídeo em sua rede social:


Comentário Prof. de gastronomia Marcio Marques sobre o vídeo de GominhoGourmet no Youtube

     

 

 Pois é.. e piadinha sem graça que eu mais ouvi desde quando decidi que estudaria gastronomia. "Nossa, você vai fazer faculdade pra aprender a fritar ovo?!” Bem, eu preciso dizer que até para isso existe técnica. Mas não tem nada a ver com essa história de restaurantes chiques, chefe de cozinha e a gourmetizção das coisas. É simples. Pra fazer bem feito tem que saber fazer, e fazer direito.

 

Então sim, eu fui para a faculdade aprender a fritar ovo, mas não só!


 E por falar nisso, tem uma coisa bem legal acontecendo essa semana. O congresso Nacional de Gastronomia para Amadores foi criado por um grupo de apaixonados por comer bem para ensinar, além do ovo frito salvador da pátria, muitas outras coisas. Eles reuniram um time de especialistas da cozinha pra falar de vários tópicos em palestras online e ao vivo, e o melhor de tudo: é grátis!


 O evento começou ontem dia 01, mas vai até o dia 07 e tem palestras todos os dias, em todos os horários. É uma grande e imperdível oportunidade pra aprender novas técnicas, aperfeiçoar aquilo que você já sabe e expandir seu conhecimento ainda mais. Dá uma olhada lá, vê o que você acha e não fique de fora.. eu garanto que vale a pena!

 

Inscreva-se AQUI para participar do Congresso Nacional de Gastronomia para Amadores!  


 Lembre-se: comer melhor é uma questão de escolha e começa nos ingredientes que você escolhe e vai até como os cozinha. Faça a escolha certa e além de uma vida mais saudável, uma vida mais saborosa também estará por vir!


Até a próxima, e muita fome pra você!

compaRTILHE ESSA NOtícia

comentários